Pular para o conteúdo principal

DEFESA CIVIL - TREINAMENTO PARA COMBATER FOGO EM MATA

 










Nesta última terça feira, dia 12 de julho,  aconteceu o treinamento da Brigada Municipal contra Fogo em Mata . Feito em parceria da  Prefeitura Municipal de Campos do Jordão por meio da Secretaria de Segurança Pública, com Defesa Civil Estadual e o  Corpo de Bombeiros,  o treinamento foi realizado para capacitar os agentes da Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Agricultura, Secretaria do Meio Ambiente e membros da sociedade civil para atuar como brigadistas. 

No ano passado, também foram  treinados brigadistas para dar  apoio as ações de combate ao fogo em mata. 

Durante o exercício, foi ensinado como fazer abafadores, aceiros  - que são faixas ao longo de divisas, cercas e áreas de vegetação nativa, onde parte da vegetação deve ser completamente removida da superfície do solo para prevenir a passagem ou propagação do fogo – e, como combater o fogo já instalado na vegetação. 

De acordo com o Coordenador Regional da Defesa Civil e Secretário de Segurança e Cidadania de Campos do Jordão, Wander Vieira, o objetivo da criação da Brigada Municipal é auxiliar e apoiar as ações da  Defesa Civil nos próximos meses  em que deve acontecer um elevado e considerado aumento de focos de incêndio em cobertura vegetal. 

Em casos de emergência, caso o fogo já esteja instalado ou, se você presenciar algum foco de incêndio, entre em contato com a Defesa Civil através do 199 ou, o Corpo de Bombeiros através do 193. 

A Defesa Civil também possui um canal de informações e orientações, através do  SMS  40199, no qual o cadastro é realizado com o endereço e  o CEP da localidade de onde a pessoa reside.

Fonte:

https://www.facebook.com/prefeituracamposdojordao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GESTÃO PARTICIPATIVA EM SEGURANÇA PÚBLICA - NO DIA 30 DE SETEMBRO SERÁ REALIZADA A REUNIÃO MENSAL DO CONSEG/CJ. DIVULGUE E PARTICIPE!

 

GESTÃO PARTICIPATIVA EM SEGURANÇA PÚBLICA - REUNIÃO DO CONSEG/CJ ACONTECERÁ NO DIA 29 DE JULHO. DIVULGUE E PARTICIPE!

Durante o último mês, diversos assuntos que envolvem a Segurança Pública e Viária e de Proteção Civil foram discutidos por vários segmentos da sociedade jordanense e por turistas. A reunião mensal do CONSEG de Campos do Jordão é a oportunidade de discutir os principais assuntos com os representantes das Policiais Civil e Militar, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, além de saber mais sobre  as ações policiais. Divulgue e participe, enviando sua dúvida no e-mail consegcamposdojordao@gmail.com até o dia 28 de julho. A Segurança Pública é dever de todos! O Conselho Comunitário de Segurança de Campos do Jordão atende diuturnamente pelo WhatsApp (12) 97898 3415.

GESTÃO PARTICIPATIVA EM SEGURANÇA PÚBLICA - A REUNIÃO DO CONSEG/CJ SERÁ REALIZADA NO DIA 24 DE FEVEREIRO DE 2026. DIVULGUE E PARTICIPE!

  A Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Campos do Jordão - CONSEJ/CJ e membros natos convidam a população e turistas para participarem da reunião mensal a ser realizada no dia 24 de fevereiro de 2026, das 19 às 21 horas, na Câmara Municipal quando serão discutidos os principais assuntos que envolvem a Segurança Pública e Viária e de Proteção Civil. DIVULGUE e PARTICIPE! Fonte: https://web.facebook.com/camaracamposdojordao